25/10/2011

Casária Évora está de volta a Cabo Verde

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora já regressou a Cabo Verde, depois de ter estado hospitalizada cerca de um mês em Paris, no Pitie-Salpetriere, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC), anunciou hoje fonte da sua promotora.
 

Cesária Évora está bem, e chegou sexta-feira a Cabo Verde, disse fonte da Tumbao, a promotora que a representa em Portugal. A mesma fonte afirmou que, para evitar comoções à cantora quando da chegada a Cabo Verde, não foi feito qualquer anúncio da sua alta hospitalar.
Iria muita gente ao aeroporto contente por a receber, e Cesária ia emocionar-se e podia ser prejudicial à sua recuperação que prossegue em casa, disse a mesma fonte.
 

Cesária Évora deu entrada no hospital francês a 23 de Setembro, um dia depois de ter anunciado que punha fim à carreira por razões médicas.
 

A cantora decidiu, de acordo com o seu produtor e manager, José da Silva, que iria pôr termo definitivamente à sua carreira, anunciou na altura a Tumbao que explicou à Lusa que, apesar da tristeza de Cesária [Évora], que não queria abandonar os palcos, por conselho médico viu-se forçada a tal.
 

No dia 26 de Setembro, José da Silva, em entrevista à Lusa, disse que a cantora ainda estava fraca mas o perigo maior já passou.
José da Silva declarou também que Cesária Évora está afastada dos palcos, mas não é de excluir que possa vir a gravar de novo e a colaborar com outros cantores.
 

Cesária Évora nasceu no Mindelo a 27 de Agosto de 1941 e é considerada a embaixadora da morna, música tradicional das ilhas cabo-verdianas, tendo já editado 24 discos, entre originais, espectáculos ao vivo e parcerias com outros artistas como Caetano Veloso ou Marisa Monte.
 

A 10 de Maio do ano passado, Cesária Évora foi submetida a uma cirurgia de urgência ao coração, também em França, onde permaneceu um mês em recuperação.
 

A 16 de Junho desse ano, a "diva dos pés descalços", como é referenciada pela imprensa francesa, regressou à cidade onde nasceu para "descansar" e para que os cabo-verdianos vissem que estava bem, disse na altura à Lusa.
 

Pouco tempo depois, tornaria a cantar com os seus músicos habituais e a preparar um novo disco de originais. Este trabalho não tem data certa para sair, talvez em 2012, disse a cantora à Lusa no mês passado.

Sem comentários: