11/10/2011

Candidatos de origem cabo-verdiana perdem eleição

Os candidatos de origem cabo-verdiana saíram arrasados destas comunais, sem nenhuma eleição. Mas ainda assim alguns conseguiram mais votos do que alguns candidatos eleitos por outros partidos, com menos votos, algo explicável pelo sistema proporcional. 

É o caso do candidato de Os Verdes em Remich, André Bernardo, que com 302 votos não foi eleito, enquanto o único candidato socialista com assento ali obteve 282 votos.

Entre os candidatos de origem cabo-verdiana, Anabela Neves, que concorreu pelo LSAP à capital, foi quem obteve mais votos : 3.181. Neste círculo, a coligação DP/Verdes mantém-se intocável no poder.
 
Maria Gomes Ganeto, também do LSAP, foi a segunda mais votada, com 2291 votos, tendo o seu partido mantido os nove lugares no bastião Esch/Alzette.
Também em Esch, mas pelo DP, Alex Semedo arrecadou 662 votos.
 
Já mais a norte, em Ettelbruck, Carlos Lima, do CSV, obteve 793 votos e Filomena Delgado, do DP, ficou uns furos abaixo: 484 votos.
Em Betzdorf, Edna Semedo também chegou aos 337 votos, e viu o seu partido, os Verdes, em coligação com o DP, destronar a liderança do CSV.
 
Entre todos os candidatos de origem cabo-verdiana, o candidato do CSV em Diekirch, Manuel Brito Delgado foi o menos votado, com 286, tendo aí o CSV perdido 10,15 % dos votos face a 2005, enquanto o rival socialista subiu 14,94 %.
HB

Sem comentários: