05/10/2011

Edna Semedo dá o salto para a política

Edna Semedo, atleta de salto à vara e campeã da modalidade pelo Luxemburgo nos "Jogos dos Pequenos Estados", aceitou o convite de Os Verdes e dá agora o salto para política, concorrendo às comunais em Betzdorf.

De origem cabo-verdiana (Santa Catarina, Santiago) e com 20 anos, divide a sua vida entre os estudos de enfermagem e o desporto, mas a política já tem também o seu espaço, fazendo ela também parte da pequena lista de candidatos de origem cabo-verdiana que se apresentam a estas eleições.

A ambientalista está no último ano de enfermagem no Liceu Técnico para Profissionais de Saúde (LTPS), e não nega o seu primeiro sonho: “Quero ser parteira, porque sempre gostei de bebés e com o estágio que efectuei no Hospital do Kirchberg ganhei ainda mais motivação.”

Se na escola a motivação não falta, no desporto ela já tem a marca de 3,80 metros e promete. Foi em Maio deste ano que Edna se sagrou, pelo Luxemburgo, campeã de salto à vara nos “Jogos dos Pequenos Estados”, evento que se disputou em Vaduz, Liechtenstein, reunindo países com população inferior a um milhão, como Andorra, Mónaco, San Marino, Montenegro, Chipre, Malta, Islândia, Luxemburgo e o país-anfitrião - o Liechtenstein.

A nível nacional, Edna é uma das três atletas do Grão-Ducado que estão acima dos 3,50 metros, mas ainda com enorme potencial.

“O meu treinador está sempre em cima de mim a dizer que tenho potencial e posso passar os 4 metros”, sorri.

Edna treina quatro vezes por semana, chegando a duas horas e meia por sessão, e reconhece a dificuldade em conjugar a modalidade com os estudos.

“Não é fácil. No ano passado treinava todos os dias, mas agora são quatro vezes por semana e quando não posso treinar à tarde o treinador vem comigo de manhã.”

Nunca foi dada à política, confia, mas a preocupação com o meio ambiente e a juventude sempre estiveram no seu horizonte.

Depois de ter chegado do Liechtenstein, em Maio, recebeu o convite de "Os Verdes" para um projecto político.

“De início, não estava muito receptiva, mas com a motivação da minha mãe e ao ver que podia ter um impacto positivo nos jovens, aceitei o desafio.”

Além disso, “como sou filha de estrangeiros, isso pode motivar os não-luxemburgueses a estarem mais activos na vida política, porque têm boas ideias.” Uma forma de motivação e desafio também à comunidade cabo-verdiana que tem de “se abrir mais à comunidade luxemburguesa e conhecer novas pessoas, porque está muito fechada sobre si mesma.”

Sobre os jovens, aponta: “Já vi muitos jovens cabo-verdianos com enorme potencial para participar na vida política. Outros, no entanto, precisam de uma orientação, e nós podemos apoiá-los na procura de emprego, educação e habitação, como forma de lutar contra a delinquência.”

"Onde construir, em que local proporcionar espaços verdes, reservas naturais e sítios protegidos? Em que situação se encontra a manutenção das instalações municipais e quais serão as despesas a prever?" são outras preocupações do partido que a jovem representa.

A comuna de Betzdorf é liderada por Marie-Josée Franke (CSV), mas Edna acredita que Os Verdes podem também aí fazer a diferença, dado o projecto que o partido apresenta. Contudo, "mais do que votar em mim, são Os Verdes que precisam vencer", desabafa.

Com a sua participação nas comunais espera “motivar os jovens a fazer mais desporto e trazer melhores ideias à comuna de Betzdorf”, bem como dar o exemplo à comunidade cabo-verdiana.

HB

Sem comentários: