22/07/2012

Acordo especial de circulação entre CV/LUX em negociação

Está a ser desenvolvido um acordo sobre a ’Gestão do Fluxo Migratório e Desenvolvimento Solidário’ entre Cabo Verde e Luxemburgo, que vai alargar o período de determinados vistos, definir as categorias laborais que poderão ser abrangidas por condições facilitadas na obtenção das permissões de trabalho e facultar a emigração laboral. Esta foi uma das temáticas debatidas no encontro do Grupo de Trabalho Conjunto (GTC) CV/LUX, por ocasião da visita de dois dias do director de Imigração do Luxemburgo, Sylvain Wagner, ao nosso país.

O acordo vem sendo preparado há algum tempo, segundo o ponto focal de Cabo Verde para esta reunião, Francisco Carvalho (FC), assessor da ministra das Comunidades. O arquipélago já apresentou a sua proposta ao Luxemburgo e “no encontro de trabalho de quarta-feira ficou assente que até ao final Agosto, Cabo Verde irá receber uma versão da parte luxemburguesa para análise e possível aprovação", referiu.

Com o intuito de facilitar a reunião dos membros da mesma família no Luxemburgo, foi também acordado “a realização um estudo aprofundado e abrangente de todas as dimensões que envolvem o reagrupamento familiar”, para permitir que o mesmo seja feito “na idade mais adequada, com a necessária preparação de modo a garantir o mais possível que se contornem as situações que poderão pôr em risco esse processo”, referiu o ponto focal de Cabo Verde.

Para Carvalho, estes propósitos vão permitir “dar continuidade ao projecto Infordiáspora, co-financiado por Luxemburgo, que incide na vertente da preparação antes da partida e da sensibilização para um olhar mais realista sobre a emigração, seus riscos e efeitos”.

Um dos aspectos importantes para a diáspora é a educação e formação, analisa FC. Nesta temática, foram “bem acolhidas” iniciativas como “Saber sem Fronteiras”, através do qual “jovens descendentes de cabo-verdianos poderão frequentar estágios e/ou formação em Cabo Verde, designadamente na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde. Desse modo abrir-se-ia oportunidades para a integração dos jovens tanto no mercado no Luxemburgo, como em Cabo Verde ou, até mesmo, numa outra parte do mundo”, considera o assessor.

Outros ganhos foram conseguidos nesta área como “a criação de prémios aos casos de sucesso que poderão ter um papel importante na transmissão de modelos positivos; o intercâmbio entre escolas de Luxemburgo e em Cabo Verde; e o reaproveitamento do protocolo assinado entre a Uni-CV e a Universidade do Luxemburgo com vista à materialização de um conjunto de iniciativas, desde intercâmbio entre alunos de mestrado e doutoramento, além da realização de estudos, criação de leitorados para a divulgação das línguas e culturas luxemburguesas e cabo-verdianas em cada um dos países” apontou o responsável.

Outro aspecto discutido nesta reunião foi o estabelecimento de “um ponto focal para cada uma das temáticas mais sensíveis dentro do campo das questões que mais afligem a comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo”, mencionou FC. Com esta iniciativa, “os contactos passarão a ser estabelecidos directamente entre aqueles que lidam com os problemas do quotidiano das pessoas, ao mesmo tempo que se ganha em termos de celeridade na resposta aos problemas”, sublinha.

Este encontro que reuniu Cabo Verde e Luxemburgo, foi presidido pela ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes, e decorreu nas instalações do ministério das Relações Exteriores (MIREX). O Grupo de Trabalho Conjunto CV/LUX, foi criado em 2007 pelos governos de ambos os países com o intuito de ajudar os cabo-verdianos na sua integração naquele país europeu.

Fonte: asemanaonline

Sem comentários: