09/07/2012

São Tomé: Autoridades acordaram intensificar a cooperação com Cabo Verde e Luxemburgo

As autoridades santomenses acordaram intensificar a cooperação com Cabo Verde em múltiplas áreas, particularmente na educação, com o "reforço" na contratação de professores cabo-verdianos para leccionarem em São Tomé e Príncipe. O anúncio foi feito pelo responsável diplomático de Cabo Verde  em São Tomé, à margem 37º aniversário da independência de Cabo Verde.

José Maria e Silva, cônsul de Cabo Verde em São Tomé apontou as prioridades na cooperação bilateral entre ambos países: Agricultura, Saúde e Educação. Em 2013 o número de quadros docentes cabo-verdianos que dão aulas em São Tomé e Príncipe vai ser reforçado, particularmente na ilha do Príncipe.

No domínio da agricultura, o cônsul referiu a cooperação trilateral envolvendo o Luxemburgo, que "já notificou a parte cabo-verdiana" para o efeito, podendo "a cooperação evoluir ainda este ano visualizando a formação profissional".

Além de capacitação e reciclagem de quadros são-tomenses,
José Maria e Silva explicou que as partes podem desenvolver a cooperação à luz do acordo fito-sanitário, existente entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, com o auxílio técnico-financeiro do Luxemburgo.

Na saúde, o diplomata citou a recente visita de três dias da ministra de Estado e da Saúde
de Cabo Verde, Cristina Lima, ao arquipélago, na qual permitiu às autoridades dos dois países gizarem um acordo visando a importação de medicamentos de fabrico cabo-verdiano, assim como a reanimação do intercâmbio de quadros santomenses em laboratórios e outras instituições sanitárias de Cabo Verde.

Ainda na esfera da saúde, e para dar corpo ao protocolo assinado pelos titulares da Saúde dos dois países, resultante do Tratado de 2007, Praia e São Tomé decidiram criar uma empresa chamada "Inpharma/STP", ligada à "Inpharma/Cabo Verde", para garantir a reserva de fármacos a diversos hospitais santomenses, bem como viabilizar a comercialização de medicamentos em São Tomé e Príncipe.

Instado pelos jornalistas a comentar a situação da comunidade cabo-verdiana no arquipélago,
José Maria e Silva considerou que "ela não é boa", mas comparou-a a dos próprios santomenses, angolanos ou moçambicanos residentes em São Tomé, reconhecendo, no entanto, que "os Governos dos dois países já identificaram os problemas e têm consciência da situação".

Sem comentários: