22/07/2012

Início da construção da residência estudantil na EHTCV previsto para Setembro

Setembro é o mês previsto para o início da construção da residência estudantil contígua à Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, destinada a 150 alunos desta instituição de formação profissional, informa a direcção da escola.

Segundo a mesma fonte, a infra-estrutura residencial igualmente construída no âmbito da parceria entre Cabo Verde e Luxemburgo vai albergar os alunos provenientes das restantes ilhas do país e dos concelhos do interior de Santiago.

Por ocasião da apresentação do projecto, a directora da EHTCV, Cláudia Fernandes, classificou a residência estudantil como sendo um “sonho” que está próximo de se tornar realidade, com o “importante” apoio de todos os parceiros, sendo a Lux-Devélopment o financiador do projecto de cerca de 3,7 milhões de euros (407 mil contos).

Para aquela responsável, a mobilidade dos alunos “é indispensável face à crescente procura” que a escola, situada na zona de Palmarejo Grande, na Cidade da Praia, vem registando por parte de alunos do interior da ilha de Santiago e das diferentes ilhas do país, alguns cujos cursos são financiados pelas Câmaras Municipais dos seus concelhos.

De acordo com a arquitecta Ana Marta Clemente, o projecto contempla dormitórios femininos e masculinos, juniores e seniores, áreas sociais, salas de estudo, de informática e de convívio, uma cafetaria que vai funcionar em complemento com os serviços que a escola já presta durante os fins-de-semana e à noite para os residentes.

Quartos pilotos que servirão para a formação dos alunos, uma residência para o director desta infra-estrutura de acolhimento estudantil, bem como zonas técnicas e de serviços de apoio que funcionarão em complemento do que já foi feito na Escola, são outros dos cómodos da futura residencial estudantil da EHTCV, cujos edifícios serão complementares.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, fruto da cooperação Cabo Verde-Luxemburgo, foi oficialmente inaugurada a 19 de Julho de 2011, tendo até 30 de Junho de 2012, realizado 11 acções de formação inicial, abrangendo um total de 399 formandos. Estão actualmente em funcionamento neste centro de formação, cursos de Cozinha e Restaurante/Bar, Pastelaria, Agencia de Viagens e Animação Turística.

A cerimónia comemorativa de será presidida pela Ministra da Juventude Emprego e esenvolvimento dos Recursos Humanos, Dra. Janira Hopffer Almada.

Fonte: Inforpress

Sem comentários: