11/12/2010

Cabo Verde mais perto da Europa

Mindelo será palco de um fim-de-semana histórico onde se espera, já amanhã, a criação da região da Macaronésia, com Açores, Madeira e Canárias.

Esta cimeira constitutiva da Macaronésia, segundo o primeiro-ministro José Maria Neves, vai permitir o incremento da cooperação cabo-verdiana com Portugal e Espanha e, sobretudo, com os restantes três arquipélagos.

"Estou particularmente satisfeito com a possibilidade de podermos criar a região da Macaronésia e criar condições para uma forte cooperação entre quatro arquipélagos que têm muito em comum", disse.

"Abre possibilidades de cooperação em áreas como os transportes aéreos e marítimos, tecnologias de informação e comunicação, segurança marítima, investigações oceanográficas, ensino superior, ciência e cultura e também as questões ambientais", salientou.

Falando da "grande vitória da diplomacia cabo-verdiana" e reivindicando a autoria da proposta, "prontamente aceite por Portugal e Espanha", o primeiro-ministro de Cabo Verde salientou a importância da iniciativa, reiterando a intenção de criar uma zona de paz, estabilidade e desenvolvimento económico.

"É um dos maiores ganhos da diplomacia cabo-verdiana, porque vamos conseguir criar uma âncora fundamental para Cabo Verde, para o crescimento económico e para a competitividade da economia cabo-verdiana, mas sobretudo para a criação de uma zona de paz, de estabilidade e de cooperação para o desenvolvimento para esta região do Atlântico", sublinhou.

Hoje e amanhã, vários temas possíveis de cooperação política e empresarial vão ser tratados pelas partes envolvidas neste projecto.

A presidir à reunião inaugural estará José Maria Neves, como anfitrião da Cimeira, que contará com a presença do chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, do 3.º vice-presidente do Governo espanhol e de representantes das autoridades dos Açores, Madeira e Canárias.

A UE e a CEDEAO estarão representadas na Cimeira e contam com o estatuto de observadores.

Sem comentários: