12/12/2010

Cabo Verde vai ser o primeiro país a receber ajuda orçamental do Luxemburgo

Cabo Verde vai ser o primeiro país a receber ajuda orçamental por parte de Luxemburgo, disse esta semana à Inforpress, o representante da Cooperação Luxemburguesa na Cidade da Praia, Thierry Lippert.
De acordo com Thierry Lippert, essa nova forma de cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo, a ser inaugurada em 2011, é o reconhecimento do “bom trabalho” que o país vem fazendo ao nível da gestão das contas públicas.

“Creio a ajuda orçamental é melhor forma de ajudar no desenvolvimento de um país. Mas o problema é que nem todos apresentam um nível aceitável em termos de gestão das contas públicas”, disse, adiantando que depois de uma análise do caso cabo-verdiano constatou-se que há as condições para essa modalidade de ajuda.

“Para nós foi uma grande decisão porque é a primeira vez que fazemos isso”, precisou Thierry Lippert.

Luxemburgo disponibilizou a Cabo Verde um total de 53 milhões de euros de 2006 a 2010, referentes ao II Programa Indicativo de Cooperação (PIC 2001-2010), com uma avaliação “bastante positiva”, conforme Thierry Lippert.

“Luxemburgo em 2006 prometeu 45 milhões de euros para os projectos até 2010. Já desembolsamos 53 milhões. Isto é uma indicação que os projectos se desenvolvem muito bem”, frisou aquele responsável em entrevista à Inforpress.

Através do III PIC, a vigorar de 2011 a 2015, assinado no mês de Julho, aquele país europeu vai disponibilizar ao arquipélago cabo-verdiano um total de 60 milhões de euros, um aumento de 33 por cento face ao PIC anterior.

A formação profissional, investimentos nos sectores da criação de emprego, micro-finanças para a promoção do auto-emprego, água, energias renováveis, a saúde escolar e o programa de cantina escolar são as áreas prioritárias desse novo programa.

Após as eleições, a representação de Luxemburgo na Cidade da Praia vai reunir-se com o novo Governo para juntos definirem as actividades concretas a serem desenvolvidas, adiantou Thierry Lippert.

Além da cooperação bilateral vai-se dar início em 2011 a um relacionamento trilateral com o envolvimento Tomé e Príncipe, através de uma cooperação Norte/Sul/Sul.

Fonte: Inforpress/Fim

Sem comentários: