17/05/2011

Cabo Verde: Parceiros internacionais confirmam ajuda financeira

Os parceiros internacionais que apoiam o Orçamento de Estado de Cabo Verde confirmaram o seu apoio ao Governo da Praia e garantiram que a ajuda não irá reduzir neste ano de crise.

A notícia foi confirmada pelo representante da União Europeia em Cabo Verde, Josep Coll, no final da primeira reunião entre a ministra das Finanças cabo-verdiana e o Grupo de Apoio à Ajuda Orçamental (GAO).

Coll adiantou que «não só os parceiros confirmaram a sua ajuda ao orçamento de Cabo Verde, como ganharam mais um aliado, o Luxemburgo», que se juntou à União Europeia, Áustria, Espanha, Holanda e Portugal.

Por seu lado, a ministra das Finanças congratulou-se com a confirmação da ajuda e com a entrada de Luxemburgo no grupo, mas destacou, particularmente, a nota positiva dada pelos parceiros à execução orçamental do Governo.

«Estas reuniões constituem um mecanismo de seguimento e controlo do cumprimento dos objectivos, as metas e os indicadores propostos, e quando os atingimos recebemos a ajuda dos nossos parceiros, mas quando acontece o contrário somos penalizados», afirmou Cristina Duarte para explicar a aprovação recebida pelo Governo nesta reunião.

Representantes do Governo e dos parceiros internacionais mantêm diversos encontros esta semana, na cidade da Praia, sobre os mais variados aspectos da cooperação, além de visitarem empreendimentos e investimentos por eles financiados.

Fonte: Portuguese News Network

Sem comentários: