21/05/2011

Instituto das Comunidades e Agência de Cooperação Luxemburguesa assinam Convenção

Teve lugar esta quarta-feira, no Ministério das Comunidades de Cabo Verde, a assinatura da Convenção de Financiamento para a implementação do Projecto “MIGRER LES YEUX OUVERTS”, entre a Embaixada do Luxemburgo e o Instituto das Comunidades.

Thierry Lippert, chefe da Agência de Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde esteve reunido com o presidente do Instituto das Comunidades – Álvaro Apolo - numa cerimónia presidida pela ministra das Comunidades Emigradas, Dra. Fernanda Fernandes.

Tendo chegado ao fim o projecto MYOII, a Embaixada do Luxemburgo propôs ao Instituto das Comunidades (IC) assinar uma convenção de continuidade das acções de informação e sensibilização que o MYO desenvolvia junto da população local - candidatos ao reagrupamento familiar e emigração para o Luxemburgo.

O financiamento de 5.900.000 será posto à disposição do IC para esta área de intervenção junto com a diáspora na Europa através da implementação de um programa do governo cabo-verdiano.

Pretende-se criar estruturas necessárias para desenvolver as acções com respeito à preparação do migrante/candidatos ao reagrupamento familiar antes de partir, coadjuvar no desenvolvimento de outros projectos de emigração/comunidade que o IC tem planeado, entre outras acções.

O Instituto das Comunidades (IC) é indicado pelo MAE (Ministério das Comunidades Emigradas) de Cabo Verde como o principal interlocutor no projecto " MYO”.

O Luxemburgo considera que é muito importante reforçar a capacidade dos recursos financeiros e humanos do IC de modo a melhor lhe permitir desenvolver projectos e agir com eficiência nos assuntos da gestão de emigração e no desenvolvimento de acções para com as comunidades cabo-verdianas na diáspora.

Fonte: Instituto das Comunidades

Sem comentários: