10/05/2011

Futura cooperação entre municípios de Feulen e Ribeira Brava (Cabo Verde)

A cooperação foi o mote para uma visita de três dias ao Luxemburgo por parte do presidente da câmara municipal da Ribeira Brava (S. Nicolau -Cabo Verde), Américo Nascimento.

“O principal objectivo é estabelecer contactos com a comuna de Feulen e agradecer ao seu burgomestre o seu apoio, bem como transmitir essa confiança que depositaram em nós. Em Outubro vamos ter eleições e posteriormente a isso os dois municípios podem estabelecer uma relação de amizade e cooperação. Estou satisfeito”, declarou Américo Nascimento à Cabolux/Contacto.

Este encontro deve-se ao papel de algumas ONG e da embaixada cabo-verdiana no Luxemburgo, refere:

“No ano 2009 tivemos um primeiro contacto com o Comité Spencer aquando das violentas chuvas desse mesmo ano e nessa altura ficou o compromisso de nos enviarem alguns donativos, nomeadamente alguns computadores e outros materiais escolares e já aí solicitamos ao Comité Spencer para nos ajudar a encontrar uma parceria com alguma comuna, isto com o apoio da embaixada. Acabamos por conseguir uma ambulância e há cerca de dois meses soubemos que junto da comuna de Feulen teríamos um carro de bombeiros entre Junho e Julho no nosso município.”

Precisamente da reunião com o Comité Spencer e a Cap Vert Espoir et Dévelopment, Nascimento conclui que “abrem-se outras oportunidades. Queremos demonstrar que temos também algo a dar nessa troca de experiência e cooperação. A câmara da Ribeira Grande deseja um intercâmbio entre jovens para que possam conhecer outra realidade e aprender com a realidade cabo-verdiana e nós com eles. Um intercâmbio de culturas.”

De referir que no final de Abril o representante da cooperação luxemburguesa esteve em S. Nicolau para acompanhar o investimento na cooperação com os dois municípios da ilha e os fundos de contrapartida alimentar a Cabo Verde. 
Américo Nascimento e o chefe da cooperação
luxemburguesa, Thierry Lippert
Dessa visita, Nascimento diz-se satisfeito, “bem como o chefe da cooperação que assistiu à inauguração de alguns projectos ligado à água, fruto de algo que representa muito para a população porque temos problemas de água em Cabo Verde e queremos um município com água de qualidade.”

Sobre o desempenho da embaixada cabo-verdiana no Grão-Ducado, salienta que “o resultado do trabalho da nossa embaixada aqui reflecte-se nas acções da cooperação. A Dra. Clara Delgado tem nos ajudado bastante e de uma forma geral a embaixada tem feito um bom trabalho.”

Já quanto ao olhar sobre a comunidade cabo-verdiana “o importante é que estejam bem integrados na comunidade do Grão-Ducado e que possam tomar parte do desenvolvimento do país porque Cabo Verde e Luxemburgo têm óptimas relações entre os governos, mas também entre as pessoas e queremos que isso continue. É uma cooperação muito pragmática e temos recebido uma atenção especial por parte do governo do Luxemburgo no domínio da cooperação.”

Apesar de não ter tido oportunidade se encontrar com a comunidade cabo-verdiana, não deixa de enviar uma saudação especial aos originários de S. Nicolau, bem como a toda a comunidade.

HB

Sem comentários: